O ano de 2019 foi o meu segundo ano vivendo em Portugal: intenso! Muita coisa se movimentando para nós conseguirmos nos estabelecer por aqui. Mas o grande enfoque ficou no profissional – a batalha para ganhar em euros continua! Vamos ver alguns eventos marcantes deste ano e seus aprendizados:

A Escolha de Empreender vivendo em Portugal

Eu já vim para Portugal convencida de que eu iria empreender, porque era a melhor opção. Por isso, desde 2017 eu estudava e fazia freelancer em marketing digital.

A verdade é que eu nunca tive muita esperança de ter um emprego na minha área no estrangeiro. Conheci algumas pessoas graduadas e pós-graduadas que não conseguiram se inserir no mercado, apesar da formação e experiência. E esse foi o motivo, inclusive, porque acabaram voltando para o Brasil.

Eu entendo porque alguns empregadores têm resistência a contratar estrangeiros. A barreira cultural e a diferença de idioma impactam significativamente na dinâmica do trabalho e pode afetar negativamente a produtividade.

Falando do meu ponto de vista, como profissional que olha para esse mercado de trabalho, eu posso dizer que criei desculpas para não me dedicar tanto na busca por um emprego. Eu senti medo e insegurança pelos mesmos motivos – será que eu vou me adaptar ao trabalho? Não quero passar vergonha ou pior, ser julgada e criticada por não pensar e agir da mesma maneira que eles. Essas dificuldades tem muito a ver com a minha personalidade e o meu perfil pessoal. No que diz respeito a contatos sociais, não sou expert.

Foi por tudo isso, experiências de outras pessoas, leitura do mercado e autoconhecimento, que me levou a tomar a decisão de parar de procurar empregos e investir apenas no meu empreendimento. 

“Um caminho só é claro quando ele é o único.”

Rafaela Sanzi

O nascimento da Mentora de Marketing – um negócio online e sem fronteiras

O mês foi em fevereiro de 2019 que eu criei em conjunto com a minha coach – Patrícia Oliveira – o plano para me lançar como mentora de marketing. Um projeto de freelancer ia se transformar em um negócio de verdade!

Eu penso que uma marca nasce de verdade quando ela de alguma forma se materializa. Essa materialização da marca Mentora de Marketing foi assim:

Essas foram as ações que eu tomei neste ano para me lançar como expert em marketing:

  • Defini um nome para o negócio: Mentora de Marketing
  • Desenhei um logotipo
  • Desenvolvi serviços e defini os preços
  • Criei um modelo de proposta comercial
  • Comprei o domínio do site, o internacional (.com) e o brasileiro (.com.br)
  • Desenvolvi um site no wordpress
  • Criei os perfis nas redes sociais: Youtube, Instagram, LinkedIn e Facebook

Tudo feito pelas minhas próprias mãos, com investimento zero!

logotipo Mentora de Marketing 2019
O primeiro logotipo que criei no Canva para a minha marca, Mentora de Marketing.
capturas de tela do primeiro site da mentora de marketing onde se vê quatro sessões - o banner inicial, quem é sua Mentora, serviços e os ultimos artigos do blog
O primeiro site que eu criei no WordPress foi o site da Mentora de Marketing com o Tema Blosson – Coach

Em fevereiro mesmo já tinha a primeira cliente de mentoria individual. As indicações me levaram às próximas clientes e assim foi se desenrolando o primeiro ano de empreendedorismo para valer. 

O primeiro ano foi devagar em termos de dinheiro, como já era esperado. Mas com as minhas primeiras clientes eu já pude começar a contribuir para pagar algumas despesas de casa. 

2019 foi financeiramente mais difícil do que 2018. Além de estar apenas começando como Mentora, o trabalho do meu esposo diminuiu. Então qualquer contribuição que eu pudesse dar, seria bom para as nossas finanças.


O primeiro Dia Mundial da Criatividade no Entroncamento

Como estratégia de me tornar mais conhecida e conhecer pessoas influentes na região, me candidatei para ser líder local do Dia Mundial da Criatividade (DMC) no Entroncamento. 

O Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day) é um evento idealizado por Lucas Foster (São Paulo) que acontece no dia 21 de abril em múltiplas cidades e países simultaneamente. A ideia é belíssima, porque capacita, organiza e apoia líderes locais para que cada um crie um evento personalizado em sua cidade, mobilizando atores públicos e privados e convidando a sociedade civil para organizar, participar e usufruir das atividades. O DMC comemora a data instituída pela ONU em 2017, o Dia da Criatividade e Inovação

Ser líder local do DMC no Entroncamento em 2019 foi uma experiência muito interessante, estimulante e gerou frutos!! Foi assustador ter que liderar a criação, e organização de um evento do absoluto zero pela primeira vez. Mas a motivação era maior do que o medo. Logo após o aceite da minha candidatura e eu ter a informações do comitê organizador do DMC, eu me vi disparando mensagens para pessoas que eu não conhecia, formando o meu próprio comitê organizador, agendando reunião na prefeitura, pedindo cessão de espaço público, vendendo publicidade para comércios locais, criando programação de palco, animação infantil e muito mais. 

Em frente do Centro Cultural do Entroncamento, Portugal, na primeira edição do DMC – Dia mundial da criatividade, 21 de abril de 2019

Fiquei orgulhosa de mim mesma. E, além disso, ainda fiquei famosa na cidade. Saiu até notícia no Jornal Entroncamento Online! Confere aí a entrevista que eu dei:

Entrevista concedida ao Jornal Entroncamento online – Rafaela Sanzi, líder local do Dia Mundial da Criatividade no Entroncamento, 2019

As primeiras férias no Brasil – 1 ano e meio longe de casa.

A primeira visita ao Brasil foi em julho de 2019, um ano e meio depois de mudar para Portugal. A saudade da família já era demais!

Com os primeiros resultados do meu negócio eu pude fazer dois investimentos, passar um mês no Brasil com a família e comprar um novo notebook para eu trabalhar. Até então, eu trabalhava com um notebook velhinho, que não tinha o desempenho que eu precisava para criar imagens, editar vídeos e manter 100 abas do Chrome abertas… 😂

Foi diferente voltar para o Brasil.

O que eu senti de imediato foi sujeira das ruas, achei as ruas sujas e a cidade feia. Mas com certeza o que eu mais estranhei foram as pessoas, o olhar direto – olho no olho, como as pessoas falam com estranhos na rua, como se atropelam nas conversas, não deixando a gente terminar de falar. 

Fiquei pensando, por que especialmente isso me incomodou mais? Tem muito a ver comigo, com a minha forma de ser. Porque eu sou bem reservada, silenciosa, não gosto de falar com estranhos (nem que falem comigo) ou fiquem me encarando. 

Apesar disso, foi maravilhoso estar com a família, passei muito bem nesses 30 dias e ainda aproveitei para fazer negócios. Fechei novos clientes, e me conectei com pessoas que se tornaram meus clientes mais tarde. Aproveitei também para fazer a abertura da empresa e oficializar o meu CNPJ! 

A abertura da minha empresa no Brasil

Apesar da burocracia, que nunca é divertida, senti-me realizada por dar esse passo na abertura da própria empresa. Novas responsabilidades? Sem dúvida! Mas responsabilidades boas, porque vem com o crescimento. Essa empresa no Brasil permitiria então fazer mais negócios, crescer mais, mesmo à distância.

Facilitadora do Social Media Sisterhood

Até final de 2019 raramente tinha clientes portugueses, mas aconteceu algo surpreendente que foi até melhor que ter clientes de marketing. Eu fui convidada para lecionar um curso de mídias sociais para mulheres migrantes na minha cidade. Um curso chamado Social Media Sisterhood, coordenado pela Aidlearn, Lisboa, com recursos de fundo europeu e gratuito para mulheres migrantes residentes em portugal. Foi incrível essa experiência! Além de conhecer mulheres super especiais, desenvolvi ainda mais habilidades como facilitadora e conheci a metodologia Mentoring Circles ® de desenvolvimento pessoal com ferramentas de coaching em grupo.

imagem com fundo azul representa um computador com um conjunto de logotipos das redes sociais: facebook, whatsapp, pinterest, linkedin, instagram, snapchat, twitter e youtube. Texto na imagem: Sessão informativa, Cenpre - Entroncamento. 12 NOV 14:30. Formação em Redes Sociais - formação grátis em redes sociais para ajudar a integração de mulheres migrantes.
A imagem que convidava interessadas a participarem da sessão informativa sobre o curso para mulheres migrantes, realizado em dezembro de 2019 no Entroncamento, Portugal

Enfim, o ano terminou com uma certeza – sou multipotencial! Empreendendo em tantos projetos – a minha empresa, o evento DMC e ainda um curso com foco social… foi um ano cansativo e poderoso, com muitas vitórias e descobertas pessoais e profissionais. Além disso tudo, tive a certeza de que tinha tomado a melhor decisão no início daquele ano: empreender!

(continua…)

Leave a Comment

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *